Seu Oswaldo

29 dUTC April dUTC 2007 Thiago Alves

Um lugar para se comer um lanche! É assim que defino a Hamburgaria do Seu Oswaldo. Uma das lanchonetes mais tradicionais de São Paulo foi o pontapé inicial do X-Fanáticos. Localizada há mais de 40 anos no bairro do Ipiranga, o Seu Oswaldo é uma parada obrigatória para quem é fanático por lanches. Não é um local bonito, com decoração moderna, mas tem lanches pra lá de deliciosos.

Ao chegar à lanchonete, tivemos que esperar cerca de 10 minutos para arrumar um lugar no balcão. Isso mesmo, balcão, já que não existem mesas nessa lanchonete. São 16 disputadíssimos lugares, que podem render até 1 hora de espera num sábado à noite. Quem mora na região ou está de carro pode pedir seu lanche para viagem.

Ficamos chateados quando descobrimos que o senhor Oswaldo não estava lá. Entretanto, fomos muito bem atendidos pelo simpático Luiz, que cativa a todos que vão ao estabelecimento, chamando alguns clientes mais assíduos pelo nome. Luiz nos contou que o “chefe” só fica na lanchonete das 10 às 14 horas. A lanchonete abre ao meio-dia, mas ele chega antes para dar início ao preparo dos ingredientes.

Seu Oswaldo

Os lanches não são grandes, então, resolvemos fazer os pedidos em duas partes. Na primeira, pedimos o tradicional x-salada, o mais pedido do lugar. O pão é aquecido em uma chapa própria para pães, já que a chapa principal fica abarrotada de hambúrgueres caseiros, com uma receita guardada à sete chaves pelo proprietário. Aliás, as receitas da maionese e do molho de tomate também estão em lugares secretos. Você leu molho de tomate? Isso mesmo, está certo. Aqui não é uma cantina, mas o lanche leva molho de tomate ao invés de fatias de tomate. Um ingrediente diferente das outras lanchonetes de São Paulo, mas que deixa o lanche com um aspecto mais leve.

O x-salada é saboroso, e foi rapidamente devorado por nós. Não é pesado e nenhum ingrediente se sobrepõe ao outro. Tudo é bem distribuído, com porções equilibradas, evitando aquele desmoronamento que às vezes acontece com alguns lanches.O preço é outro fator atrativo do x-salada, apenas R$ 4,70, embora seja muito difícil comer apenas um.

Em seguida pedimos dois outros lanches diferentes. Um foi o x-salada bacon e o outro foi o x-calabresa salada, mais um campeão de vendas. Para quem gosta de bacon, ele vem todo fatiado sobre a carne, já para os fãs de calabresa, ela vem conjuntamente com o hambúrguer.

Enquanto comíamos o segundo lanche do dia, observávamos a decoração do ambiente. Muito simples, com azulejos coloridos, diversas placas de propagandas da lanchonete em revistas e o destaque para a antiga televisão em cima de uma caixa de refrigerantes, que é o charme do lugar. É pela qualidade dos lanches, que ela não deve em nada para as grandes lanchonetes da cidade. Segundo informação dada pelo Luiz, o senhor Oswaldo abriu sua lanchonete na mesma época da Joakin’s, mas preferiu manter esse espírito caseiro que faz sucesso até hoje.

Na hora de pagar, nada de comandas eletrônicas. O atendente fez a conta e nos deu a “comanda”. Pagamos em dinheiro e deixamos com muita dor no coração o balcão, já que a vontade era de passar o dia todo degustando os lanches. Para quem adora desafios e come muito, eis um muito saboroso. Você pode quebrar o recorde de x-saladas da lanchonete; basta comer 9. Vai encarar?

Para conferir os detalhes da nossa visita, acesse a seção Galerias onde estão algumas fotos bem legais. Se você ficou com água na boca e quer ir agora ao Seu Oswaldo, acesse o nosso Guia para pegar o endereço e veja o melhor caminho pelo mapa exclusivo que criamos para você projetar a sua rota.

CHAPA QUENTE
Lanche nota 10
Preço bom
Bom atendimento

VIAJOU NA MAIONESE
Poucos lugares
Banheiro sujo
Não tem telefone para contato

AVALIAÇÃO GERAL
****

Abraços,
Thiago

Categoria: Visitas,Zona Sul


Trackback deste artigo

20 Responses to “Seu Oswaldo”

  1. Rogério says:

    Seu Oswaldo é o clássico de São Paulo, Sugiro que vocês visitem a lanchonete novamente em um horário que ele estiver lá.
    No mais, parabéns pela reportagem! abs

  2. vecks says:

    valeu pela resenha pessoal :)

    *comam x-maionese. e bebam os refrescos.

  3. Taka says:

    Infelizmente faleceu no dia 30/01/08 o inventor do melhor x-salada de São Paulo. Felizmente tive o provilégio de desfrutar desse maravilhoso lanche! MUITO OBRIGADO SEU OSWALDO!!!

  4. Juliano says:

    Seu Osvaldo, partiu. Mas a lembrança de seus lanches ficarão pra sempre. Obrigado pela maionese e pelo molho de tomate. Descanse em paz.

  5. Wilsinho says:

    Sou morador do Ipiranga a 28 anos e minha familia a mais de 50 anos, meu pai vai na lanchonete desde de sua abertura!
    Choro ao escrever este comentário, pois o considerava um grande amigo, que desde bebe sempre me chamou pelo nome ao anotar os meus pedidos. Um dia antes do seu falecimento fui na lanchonete e como fazia mais de duas semanas que não comia lá que resolvi comer na lanchonete e ainda levar para viagem, a maioria com quem conversei no bairro estavam desesperados pela perda do Seu Osvaldo e pela possibilidade de não ter mais os PERFEITOS lanches, mas parace que o Seu Oswaldo em mais uma atitude a sua altura, passou em testamento a lanchonete aos seu chapeiros, que manterão o negócio. Não da para ter certeza, mas acredito que esta informação seja verdadeira
    É uma pena perder um Sr. que preparou o lanche mais magnifico que comi em minha vida!
    Até um dia Seu Oswaldo
    Saudades do seu amigo Wilsinho

  6. Jorge says:

    Também estou muito emocionado. O Seu Oswaldo era um grande amigo e eu frequentava a lanchonete TODA semana. Lendo a mensagem do Wilsinho, torço para que seja verdadeira a notícia da “herança” para os chapeiros. Pelo que conheço, é uma atitude que representa muito bem o tipo de pessoa que ele era.

  7. Emerson Augusto says:

    Conheci a lanchonete do “Seu Osvaldo” no Ipiranga em meados de 2005, qdo uns amigos do proprio bairro me levaram! Fiquei maravilhado com a qualidade, o sabor, e a simplicidade do local! Um lugar simples, humilde, LOTADO mas muito bem organizado!! Infelizmente, perdemos “Seu Osvaldo” em Janeiro deste ano (2008)! Por tao pouco tempo que o conhecia, deixou saudades pelo carisma e o atendimento!!

  8. Dr Carlos says:

    Bem, Oswaldo, grande amigo, mas mais uma vez deixa uma lição : deixou o negócio p/ os funcionários, para que a casa continue sempre para apreciadores como nós. Manuel e Luiz, continuarão o legado do Sr Oswaldo. Obs : acabou de ser reformado, foi estreado hoje (14/01/2009) .

  9. Felipe Steinle says:

    Alguem poderia me informar o telefone da lanchonete do seu Osvaldo?? ou dizer se ela esta funcionado normalmente

  10. Daniella says:

    Gente a lanchonete continua funcionando normalmente e os lanches continuam maravilhosos. Teve reforma sim, mais mudaram poucas coisas. Beijos.
    Rua Bom Pastor, 1659
    Ipiranga

  11. breno says:

    Obrigado pela informação Carlos/Daniella!!
    Em breve faremos uma nova reportagem nesta que é uma das lanchonetes mais clássicas da cidade!!

    Breno

  12. Juliana says:

    Que máááximoooooo!!!
    Nem acredito que o melhor x-salada de sampa voltou!!!
    Vou correndo conferir.

    Bjinhus pessoal!

  13. […] na verdade é um molho de tomate, ótemo também… Como não tem site, vou deixar aqui e aqui dois links para algumas das críticas (vocês podem visualizar outras apenas buscando no Google) e, […]

  14. Sergio says:

    Cara conheci o Sr.Oswaldo no primeiro dia de aula na ETE Getulio Vargas a exatamente 15 anos atras e te falo ja comi lanche em tudo quanto é lugar de Sao Paulo inclusive nos Estados Unidos e na minha opnião ninguém bate o Sr.Oswaldo.
    O que acho mais legal é que não mudou nada quer dizer mudou sim agora tem TV, melhoraram os bancos do balcao e tem um balcão adicional no corredor onde ficavamos em pe esperando de 15 centimentros no maximo.
    Mas continuam nao aceitando cartão, cheque, etc etc fazendo a conta de cabeça e fazendo os pedidos no papelzinho show de bola refresco naquelas maquinas antigonas o freezer antigão embaixo do balçao
    Se colocar palm top para atender, computador no caixa etc etc etc perde a graça isso me leva ao passado além do lanche ser mto bom me lembra a melhor faze da minha vida, quem fez ETE sabe vc entra muleke e sai homem…. As vezes vou la com meus amigos da epoca da ETE falamos sempre as mesmas coisas e ficamos rindo das mesmas historias e nossas mulheres ficam p da vida hahahaha

  15. Osvaldo Luis says:

    por favor eu gostaria de saber do horário de funcionamento da lanchonete do seu Oswaldo… e se alguem souber de um telefone…

    não sou de Sao Paulo..que ir conheçer ..
    abraço a todos..Osvaldo

  16. breno says:

    Luis,

    A Lanchonete do Seu Oswaldo abre de segunda à sábado até umas 21:30 da noite….. acho que depende um pouco do movimento….. mas até este horário costuma sempre estar aberta. Eles não tem telefone!!

    Abraços,
    Breno

  17. SUELI says:

    O melhor X bacon que já comi foi do Sr Oswaldo. Não consigo comer , menos que dois, e o bom é que não pesa, é um lanche saboroso e leve. Parabens

  18. […] aqui, vou falar um pouco das novas instalações da lanchonete que rendeu o nosso primeiro post: Seu Oswaldo. Confiram aqui esta primeira reportagem dos […]

  19. WAGNER says:

    COMO NO MINIMO 3 SALADA

  20. Paulo says:

    Tenho 45 anos e comi a primeira vez no Seu Oswaldo tinha uns 15 anos, realmente o lugar é pequeno, deixa a desejar na sua limpeza, mas acho que nunca comi lanche mais delicioso que esse, sou de São Paulo , mas ja moro no interior a 20 anos e sempre que vou para capital vou comer la, tambem recomento o Xaranga, na Coronel Diogo , não sei se ainda existe, o Chapa na Lins de Vasconcelos e o Cascata na Silva Bueno, sou do Ipiranga e em materia de Hamburguer esse lugares são campeões.. abraço a todos



Busca

Calendário

December 2017
S M T W T F S
« May    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Últimos Artigos

Categorias

Publicações